Há pouco mais de um mês frente da Prefeitura de Porto Esperidião, o prefeito Martins Dias de Oliveira (PMDB), informou que encontrou a cidade em condição de abandono e com dívida. De acordo com as informações, foram identificados problemas estruturais em todos os setores, principalmente na limpeza e infraestrutura urbana.
"Assumimos o Município com R$ 500 mil a mais de dívida, conta à pagar, maquinário da prefeitura, patrola, PC, caminhão, todos tendo que arrumar motor, câmbio, pneus, em fim, pegamos uma cidade esburacada, numa situação dramática, com entulho e galhadas espalhadas por toda cidade", disse.
Para reverter a situação do município, a prefeitura já realiza uma ação de limpeza, formada por uma equipe de vinte funcionários braçais. “O trabalho foi iniciado a mais de vinte dias e ainda não conseguimos fazer a limpeza por completo", afirmou.
O prefeito adotou medidas de contenção de gastos, com a redução no número de secretários, trabalhando apenas com servidores efetivos. "Temos que segurar os gastos e fazer uma gestão bem enxuta, para atender bem os nossos munícipes" informou.
Martins destacou a importância da união dos prefeitos da região, na viabilização de recursos a nível estadual e federal, para investimentos em seus respectivos municípios.